O Instituto Navega São Paulo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – uma agenda ambiciosa e universal para transformar nosso mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova Agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas, a academia, ONGs e a sociedade civil para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

No centro da Agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS universais, transformadores e inclusivos descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade. O propósito dos 17 ODS  é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro. Os objetivos abrangem desafios globais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade. Eles estabelecem limites ambientais e definem restrições cruciais para a utilização dos recursos naturais.

 Os objetivos reconhecem que a erradicação da pobreza deve caminhar de mãos dadas com estratégias que constroem o desenvolvimento econômico. Abordam uma gama de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de emprego, enquanto combatem a mudança climática e promovem a proteção ambiental.

Os ODS abordam as principais barreiras sistêmicas para o desenvolvimento sustentável, como a desigualdade, padrões de consumo insustentáveis, falta de capacidade institucional e degradação ambiental. Para os objetivos serem alcançados, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado, ONGs, sociedade civil e todos os seres humanos em todo o mundo.  

Embarcar no caminho do desenvolvimento sustentável exigirá uma profunda transformação na forma como pensamos e agimos. Para criar um mundo mais sustentável e engajar-se com questões relacionadas à sustentabilidade, os indivíduos devem se tornar agentes de mudança direcionada à sustentabilidade. Eles precisam de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A educação, portanto, é crucial para a consecução do desenvolvimento sustentável e é justamente desta forma que o Instituto Navega São Paulo contribui ativamente com esta Agenda ambiciosa e universal para transformar nosso mundo.

Ancorado na missão de Unir esforços para gerar mudanças comportamentais da sociedade, o Instituto Navega São Paulo realiza projetos e atividades educacionais, socioambientais, culturais e artísticas, fomentando a importância da recuperação e resgate da identidade dos rios, a conservação das bacias hidrográficas e a melhoria da qualidade de vida da população.

Por meio das navegações em nosso Almirante Lago, um barco especial que comporta 200 passageiros e protagoniza os projetos de educação ambiental do Instituto, acreditamos em nossa pode poderosa plataforma de sensibilização, educação e mobilização socioambiental que navega pelos rios degradados na região metropolitana de São Paulo.

Durante navegações despertamos o olhar de estudantes e da sociedade geral para questões como:

SAÚDE AMBIENTAL NAS CIDADES: ODS 3 – saúde e bem estar 
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA ALÉM DA SALA DE AULA: ODS 4 – educação de qualidade

ÁGUA: NOSSO BEM MAIS PRECIOSO: ODS 6 – água e saneamento

AMBIENTES SAUDÁVEIS E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: ODS 11– Cidades e comunidades sustentáveis

DESAFIOS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS CIDADES: ODS 12– consumo e produção responsáveis

FAUNA E FLORA NO ENTORNO DOS RIOS E NA ÁGUA: ODS 14 – vida na água

IMPORTÂNCIA QUE NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO: ODS 17 – parcerias e meios de implementação

Navegando em rios urbanos buscamos ativamente contribuir com a Agenda 2030, na busca de uma nova cidade, mais humana, consciente, com menos desigualdade social e com mais qualidade de vida, onde o tripé da sustentabilidade é fundamental na nova estrutura social, ambiental e econômica que juntos, acreditamos poder conquistar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Ressurreição de um rio

O jornalista Matheus Pichonelli escreveu uma matéria para o site do UOL sobre o futuro do Rio Pinheiros. A reportagem contou com a participação do

Leia mais »