O Instituto Navega São Paulo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – uma agenda ambiciosa e universal para transformar nosso mundo

Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se em Nova York e adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que inclui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A nova Agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, as empresas, a academia, ONGs e a sociedade civil para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas, de forma a erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

No centro da Agenda 2030 estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS universais, transformadores e inclusivos descrevem os principais desafios de desenvolvimento para a humanidade. O propósito dos 17 ODS  é garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra para todos, agora e no futuro. Os objetivos abrangem desafios globais que são fundamentais para a sobrevivência da humanidade. Eles estabelecem limites ambientais e definem restrições cruciais para a utilização dos recursos naturais.

 Os objetivos reconhecem que a erradicação da pobreza deve caminhar de mãos dadas com estratégias que constroem o desenvolvimento econômico. Abordam uma gama de necessidades sociais, incluindo educação, saúde, proteção social e oportunidades de emprego, enquanto combatem a mudança climática e promovem a proteção ambiental.

Os ODS abordam as principais barreiras sistêmicas para o desenvolvimento sustentável, como a desigualdade, padrões de consumo insustentáveis, falta de capacidade institucional e degradação ambiental. Para os objetivos serem alcançados, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado, ONGs, sociedade civil e todos os seres humanos em todo o mundo.  

Embarcar no caminho do desenvolvimento sustentável exigirá uma profunda transformação na forma como pensamos e agimos. Para criar um mundo mais sustentável e engajar-se com questões relacionadas à sustentabilidade, os indivíduos devem se tornar agentes de mudança direcionada à sustentabilidade. Eles precisam de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que lhes permitam contribuir para o desenvolvimento sustentável.

A educação, portanto, é crucial para a consecução do desenvolvimento sustentável e é justamente desta forma que o Instituto Navega São Paulo contribui ativamente com esta Agenda ambiciosa e universal para transformar nosso mundo.

Ancorado na missão de Unir esforços para gerar mudanças comportamentais da sociedade, o Instituto Navega São Paulo realiza projetos e atividades educacionais, socioambientais, culturais e artísticas, fomentando a importância da recuperação e resgate da identidade dos rios, a conservação das bacias hidrográficas e a melhoria da qualidade de vida da população.

Por meio das navegações em nosso Almirante Lago, um barco especial que comporta 200 passageiros e protagoniza os projetos de educação ambiental do Instituto, acreditamos em nossa pode poderosa plataforma de sensibilização, educação e mobilização socioambiental que navega pelos rios degradados na região metropolitana de São Paulo.

Durante navegações despertamos o olhar de estudantes e da sociedade geral para questões como:

SAÚDE AMBIENTAL NAS CIDADES: ODS 3 – saúde e bem estar 
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA ALÉM DA SALA DE AULA: ODS 4 – educação de qualidade

ÁGUA: NOSSO BEM MAIS PRECIOSO: ODS 6 – água e saneamento

AMBIENTES SAUDÁVEIS E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS: ODS 11– Cidades e comunidades sustentáveis

DESAFIOS DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NAS CIDADES: ODS 12– consumo e produção responsáveis

FAUNA E FLORA NO ENTORNO DOS RIOS E NA ÁGUA: ODS 14 – vida na água

IMPORTÂNCIA QUE NINGUÉM FAZ NADA SOZINHO: ODS 17 – parcerias e meios de implementação

Navegando em rios urbanos buscamos ativamente contribuir com a Agenda 2030, na busca de uma nova cidade, mais humana, consciente, com menos desigualdade social e com mais qualidade de vida, onde o tripé da sustentabilidade é fundamental na nova estrutura social, ambiental e econômica que juntos, acreditamos poder conquistar!