TEMAS / PROGRAMAS

EVENTOS TEMÁTICOS

EDUCAÇÃO

Conhecendo o Mais Paulista dos Rios

De abril a junho de 2006 ocorreu o Programa “Conhecendo o Mais Paulista dos Rios”. Fazendo parte do contrato firmado entre o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, autarquia da Secretaria do Estado de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento e a FESP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Programa De olho no Tiete

Com o propósito de impactar gerando uma profunda reflexão e um novo olhar da sociedade para a cidade de São Paulo a partir de um rio esquecido, desfigurado e agonizante como diversos corpos hídricos e outros patrimônios ambientais da nossa cidade.

Até o segundo semestre de 2012, o programa “De Olho no Tietê”, contemplou um processo de conscientização socioambiental envolvendo mais de 150 escolas e 29.000 alunos e educadores da rede pública de ensino de São Paulo. A experiência da navegação no seu trecho mais degradado a RMSP, destacou ser uma importante e dinâmica plataforma para despertar a sociedade sobre a importância dos recursos hídricos. O Programa de Olho no Tiete foi idealizado com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e transformou a navegação no rio Tiete em uma vasta plataforma multidisciplinar de conscientização.

Programa Navega São Paulo Escolas Particulares

Escolas particulares que navegaram conosco no processo de educação ambiental: Nossa Senhora das Graças (Gracinha), Chapel, Colégio Benjamin Constant, Colégio Campos Salles, Colégio Cidade de São Paulo, Colégio Dante Alighieri, Colégio Hugo Sarmento, Colégio Joana D’Arc, Colégio Magno, Colégio Móbile, Colégio Oswald de Andrade, Colégio Rio Branco, Colégio Santa Clara, Colégio Santa Maria, Colégio Santana, Colégio Vera Cruz, Escola Carlitos, Gracinha, Mackenzie e Terra Mater, Beatíssima, Campos Salles, Colégio Agnus Dei, Colégio Panamby, Colégio Porto Seguro, Colégio Santa Cruz, Colégio São Luís, Colégio São Luís, Colégio Valter Micael, Escola Bakhita, Escola Internacional, Escola Suíço Brasileira, Escola Viva, Lourenço Castanho, Objetivo, Ofélia Fonseca, Eugenio Montale, Santo Américo, Escola da Vila entre outras.

CULTURA

Teatro da Vertigem

A iniciativa (2006) do Teatro da Vertigem, atraiu a atenção da população para os ambientes excluídos e degradados da cidade, alinhados em total sintonia com os objetivos do INSP. Um espetáculo como o BR3, além de incentivar a cultura, despertou muita atenção da população e das mídias para a questão do Rio. Isso estimulou a iniciativa privada e o INSP a dar todo o apoio necessário para o desenvolvimento da peça por meio da utilização da embarcação Almirante do Lago, como também de toda infraestrutura. 

Exposição Pets Gigantes 2008

Durante o período de março, abril e maio de 2008, junto com o Itaú Cultural, participamos da Exposição “Pets” do artista plástico Eduardo Srur, foi uma intervenção artística democrática e pontual que apoiamos por fazer parte do foco do INSP, cujo um dos propósitos é atrair a atenção da população para a poluição difusa do Tietê e o seu entorno. Aconteceu na calha do Tietê entre as pontes da Casa Verde e Limão. Foram realizadas 24 navegações com 2.963 participantes visitando a exposição, envolvendo escolas públicas, ONG’s, instituições diversas e a população. Durante a exposição tivemos uma demanda de 6.783 solicitações para navegação que não foi possível atender.

EVENTOS TEMÁTICOS

Dia Internacional da Água de 2007

Em março de 2007, em evento realizado em conjunto com a Rádio Eldorado. O programa da emissora, Observatório, foi transmitido ao vivo tendo como estúdio a embarcação Almirante do Lago, ancorada próximo a ponte do Limão. Cerca de setenta convidados, apresentadores do programa e os patrocinadores Shopping D e Sabesp, foi realizado uma transmissão inusitada, enquanto navegavam pelas águas calmas do rio Tietê. 

Navegação com a Sabesp e representantes do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

Principal financiador das duas primeiras etapas do Projeto Tietê. Durante a navegação foi apresentado o andamento do projeto. Com os representantes do BID e o presidente da Sabesp dentre outras autoridades.

 

Eventos Corporativos - Navegação com outras instituições

Dentre as diversas instituições que navegaram com o INSP destacam-se: Instituto Ecoar, Grêmio Colmeia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAU-USP, Escola de Comunicação e Arte da USP – ECA-USP, Programa do Jô, Rede Globo, TV Cultura, Faculdade Anhembi Morumbi, Universidade Bandeirante de São Paulo – Uniban, Folha de São Paulo, Secretária de Turismo de São Paulo, Prefeitura Jundiaí, INCO, Grupo Pão de Açúcar, Banco Abn Amro, Banco Itaú S/A, IBM, Itaú Cultural e o desfile da grife Cavalera, como parte do evento SPFW.

Compartilhando experiências

O que podemos fazer diante da crise dos recursos hídricos? Nas últimas décadas, estamos sofrendo as consequências de ações e decisões desacertadas quanto a preservação

Leia mais »