ONDE ATUAMOS

Pelos rios e nos rios, navegando em seus trechos mais degradados, despertando in loco o interesse da sociedade em participar efetivamente no resgate dos nossos recursos hídricos. Fazemos isso, por meio de uma consistente plataforma multidisciplinar de conscientização socioambiental.

Entendemos que rios se mostram como um dos elementos mais marcantes e representativos da inserção da natureza nas cidades, como um dos principais determinantes do desenho urbano, quando não mascarados ou descaracterizados pelo homem.

A sustentabilidade e o valor ambiental ganham força nas decisões de gestão pública à medida que se percebe que quanto menor o impacto das atividades humanas nos ciclos naturais, menos problemas serão gerados. Recuperar os rios tornou-se uma necessidade, uma demonstração do avanço humano e tecnológico de uma sociedade, componentes fundamentais para dar vida e sustentabilidade a qualquer projeto de intervenção urbana nas cidades. Este é um fator necessário, mas ainda não é motivo suficiente!

O motivo maior, a razão principal é a cidade, são as pessoas! Nenhuma sociedade antiga ou moderna conseguiu realizar uma convivência harmoniosa entre seus cidadãos dando as costas para os seus rios. Cada vez mais os problemas ambientais urbanos são tratados com maior atenção pelo poder público, que reconhece a urgência da inclusão das prioridades ambientais no processo de planejamento e ordenamento das cidades, uma vez que o bom funcionamento desses grandes organismos dependem do equilíbrio dos ciclos naturais (hidrológico, logístico, energético, climático) e da renovação dos recursos naturais.

Peixes no Rio Pinheiros?

Durante os últimos dias, muitas pessoas compartilharam vídeos de alguns cardumes de peixes no Rio Pinheiros.⠀Será que esses vídeos são reais?⠀É possível um rio tão

Leia mais »